
A resposta, talvez um tanto utópica, para o questionamento do título seria a democracia. No entanto, o que se percebe ao fim de um debate, principalmente nas mídias de massas incluindo a internet é a definição de que realmente um candidato “venceu”.
O que seria um momento para expor ideias, mostrar planos e elucidar projetos, acaba se tornando um palco de difamações e pontos que, na prática, não determina nem justifica a escolha de um candidato. Se no momento da candidatura não houve empecilho, vide o projeto “Ficha quase limpa”, de que adianta comentar que determinando candidato fez isso ou aquilo em um passado não tão distante na linha do tempo, mas quase jurássico para a memória do brasileiro?
É, parece que algumas coisas mudam lentamente, ou quase imperceptivelmente, afinal meu candidato mostrou a verdade no ultimo debate da TV, ou o candidato X deixou no chinelo o candidato y.
Finalmente, acredito que a política ainda será levada a sério, quer seja para a impressa, cada vez mais tendenciosa e manipuladora, quer seja a para a população, ainda à margem de uma falsa democracia, logo penso que pior que do que está realmente não fica.